Página Inicial > Windows Vista > Removendo mensagens “Abrir Arquivo – Aviso de Segurança”

Removendo mensagens “Abrir Arquivo – Aviso de Segurança”

sábado, 14 mar 2009 @ 10:49 AM Deixe um comentário Go to comments

Estou há muito tempo para escrever um post sobre a mensagem de aviso Abrir ArquivoAviso de Segurança ou Open FileSecurity Warning, que é comumente encontrada quando baixamos um arquivo “não seguro” da Internet ou de um arquivo originado de uma mensagem com anexo.

Esta mensagem de aviso normalmente ocorre porque o Windows XP, Windows Vista e o Windows 7 possuem proteções para arquivos em anexos em uma mensagem ou baixados da Internet. Esta proteção é uma informação da identificação da zona (Zone Identifier) que é adicionada junto ao arquivo. Dessa forma, todo arquivo “não seguro” que baixamos (.exe, .com, etc) possui um identificador de zona.

Este comportamento que foi introduzido no Windows XP SP2 e abrangente em versões posteriores, é saudável! Pois, impede que o usuário abra um arquivo “não seguro” ou avisa-o antes de abri-lo.

No entanto, podemos encontrar este mesmo comportamento depois da instalação de alguns drivers. Já observei o mesmo aviso “Abrir Arquivo – Aviso de Segurança” ou “Open File – Security Warning” em drivers de áudio Realtek e SoundMax, e em drivers de vídeo da Intel, que possuem ferramentas para controlar as funcionalidades de um periférico específico.

Pesquisei em alguns sites e encontrei algumas soluções que, dependendo do ambiente, não são muito convenientes, como desabilitando completamente esta funcionalidade de segurança ou reduzir a segurança para arquivos executáveis editando políticas de grupo ou o registro, ver KB883260.

No geral, tratando-se do contexto de segurança, sou contra reduzir a segurança do sistema. Portanto, segue abaixo dois caminhos que venho utilizando para solucionar definitivamente o problema.

Método 1: Desbloqueio do arquivo

NOTA: Lembrando que no Windows Vista ou Windows 7, a conta Administrador local vem desabilitada por padrão. E, o ideal é que permaneça desativada.

  1. Faça logon usando a conta Administrador local (para estes arquivos que estão em áreas protegidas do sistema, não servirá usar um usuário com poderes administrativos).
  2. Clique com o botão direito do mouse no arquivo em questão, em seguida Propriedades.
  3. Na guia Geral, teremos a mensagem de segurança abaixo, clique em Desbloquear (Unblock), e em seguida OK para finalizar.

“This file came from another computer and might be blocked to help protect this computer”

 

Método 2: Usando a ferramenta Windows Sysinternals

Este método é seguro, simples, rápido e limpo já que simplesmente será excluído o Zone Identifier do arquivo em questão. No procedimento que será detalhado abaixo, usaremos a ferramenta do Windows Sysinternals, o streams.exe, que simplesmente removerá o Zone Identifier.

usage: streams [-s] [-d] <arquivo ou pasta>
-s     Incluindo as sub-pastas
-d     Apaga os streams

  1. Baixe a ferramenta do site deste link e descompacte conforme sua preferência.
  2. Faça logon usando qualquer usuário.
  3. Execute o Prompt de Comando usando permissões administrativas, clicando em iniciar, digitar cmd na barra de pesquisa e pressionar CTRL + SHIFT + ENTER.
  4. No prompt de comando vá até a pasta do onde descompactou a ferramenta streams no passo 1.
  5. Execute a ferramenta conforme a sintaxe acima. Segue exemplo abaixo:

C:\>streams -d C:\Program Files\Realtek\Audio\HDA\RtHDVcpl.exe

 

Como os dois métodos acima manipulam apenas o arquivo que desejamos excluir o Zone Identifier, sem a necessidade de modificar entradas do registro ou políticas de grupo, estaremos mantendo a segurança dos demais arquivos do sistema. Os procedimentos acima sáo aplicáveis ao Windows XP SP2, Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008.

Jonildo Santos
MCT/MCITP

About these ads
CategoriasWindows Vista
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: