Início > Windows Vista > Contornando erro 0x80070002 ao aplicar atualizações

Contornando erro 0x80070002 ao aplicar atualizações

terça-feira, 8 jan 2008 @ 11:04 PM Deixe um comentário Go to comments

Na época do lançamento da atualização KB938979, que inclusive foi assunto de uma publicação que postei anteriormente, encontrei problemas ao aplicá-la em algumas instalações do Windows Vista. Posteriormente, verifiquei que muitas pessoas também encontravam problemas. O código de erro era o 0x80070002.

Estas instalações possuíam certa peculiaridade em relação à instalação do Windows Vista de forma padrão. Estas instalações foram realizadas de forma customizada conforme código abaixo do arquivo de resposta:


<FolderLocations>
<ProfilesDirectory>D:\Usuários</ProfilesDirectory>
</FolderLocations>

Nesse casso, a falha se deve, que em alguns níveis patches, quando o perfil do usuário não está na mesma partição de sistema, ocorre o erro "0x80070002".

O que algumas pessoas esquecem é que para cada atualização existe um artigo no qual fornece informações quanto a sua aplicação. Já o inverso, nem sempre é verdadeiro. Portanto, dessa forma poderíamos verificar que o erro é "by design" e que será corrigido no próximo Service Pack do Windows Vista, que inclusive já esta em RC1 e será lançada junto com Windows Server 2008.

Como para quase tudo na vida existe uma solução, esta é um delas. Neste problema temos dois simples caminhos, um deles é mais elaborado, e o outro é no que chamaríamos de "solução marreteira". Sendo assim, vamos falar da mais elaborada que consiste em executar o simples comando. O comando abaixo irá criar um ponto de junção (junction point) para a pasta onde realmente esta os perfis dos usuários.

C:\>mklink /J C:\Users D:\Users

E, para não ficar no "ar"…, e a "solução marreteira"?… Ela simplesmente consiste em recriar a estrutura da pasta com os perfis dos usuários dentro da partição de sistema.

Jonildo Santos
Windows Server 2008 Beta Tester
MCT/MCSE

Categorias:Windows Vista
  1. alexandre
    quarta-feira, 22 jul 2009 @ 9:07 PM às 21:07

    0x80070002

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: