Início > Windows Vista > Service Pack 1 do Windows Vista liberado para RTM

Service Pack 1 do Windows Vista liberado para RTM

domingo, 17 fev 2008 @ 11:49 AM Deixe um comentário Go to comments

Mesmo que um pouco atrasado, estou entusiasmado em anunciar que a Microsoft liberou também no dia 4 de fevereiro o Service Pack 1 do Windows Vista para manufatura (RTM) em seu primeiro conjunto de linguagens (inglês, francês, espanhol, alemão e japonês).

O Service Pack 1 é muito importante já que ele vem endereçar questões identificados diretamente pelos clientes desde o lançamento do produto ou coletadas através do “Windows Customer Experience Improvement Program”, Online Crash Analysis e/ou Windows Error Reporting. Dessa forma, o Service Pack 1 vem trazendo melhorias quanto a compatibilidade, desempenho, segurança e confiabilidade em relação a “experiência” do usuário. Além dessas áreas de experiência do usuário, o Service Pack 1 trás novos recursos e suporte a novas tecnologias.

O pacote de correções do Windows Vista está focado principalmente em áreas de impactam a experiência do usuário. Com SP1 o usuário terá uma melhora de até 50% ao copiar ou mover arquivos dentro da própria máquina, melhoria de 50% ao ler imagens, melhor desempenho quanto ao Windows ReadyBoost™, melhor desempenho do Windows Superfetch™, melhoras no consumo de energia, melhorias na extração de arquivos de pastas compactadas, e muitas outras implementações. Já na área de segurança, o pacote inclui implementações em relação ao BitLocker Driver Encription, Data Execution Protection e entre muitos outros. E, na área de instalação e distribuição, o pacote trás melhorias em relação à distribuição do OS de 64-bits através de um OS de 32-bits, melhorias na aplicação de correções e muitos outros.

Além disso, o Service Pack 1 para Windows Vista inclui suporte a novos recursos e tecnologias emergentes. Como exemplo, suporte ao ultimo “draft” do IEEE para redes wireless 802.11n, suporte a exFAT para uso em mídias removíveis, suporte ao SSTP (Secure Sockets Tunnel Protocol) que dará suporte a redes VPN no RRAS e entre outras tecnologias.

Em termos de números o Windows Vista atualmente dá suporte a 78 mil dispositivos. Além disso, de 98 das 100 principais aplicações de mercado tem uma versão com suporte ao Windows Vista. E, atualmente o Windows Vista esta licenciado para mais de 100 milhões de usuários. Já o Service Pack 1 tem em média 65 MB (para download através do Windows Update – que é o menor das ultimas versões), inclui em seu pacote quase 600 hotfix e atualizações e esta publicado com o artigo de número KB936330 na base de conhecimento da Microsoft.

Venho avaliando o pacote desde outubro de 2007 nas edições Ultimate, Home Premium e Home Basic dentro da plataforma de 32-bits e em máquinas virtuais. De lá para cá, tive oportunidade de realizar diversas instalações através do Windows Update e do pacote “Standalone”, quase sempre em produção. E, nos últimos meses o pacote passou a dar suporte a tecnologias emergentes, se consolidou e tomou forma em cenários muito interessantes. Para quem já enfrentava problemas com o produto em certos cenários, o verá mais confiável e performático. Nós da comunidade de “Beta Testers” esperamos que todos fiquem satisfeitos com o resultado.

Para os aficionados, no meio de março o Service Pack 1 será liberado através do Windows Update e do Microsoft Download Center para linguagens inglês, francês, espanhol, alemão e japonês. Em abril serão liberadas as demais linguagens.

Jonildo Santos
Windows Beta Tester
MCT/MCSE/MCITP

Categorias:Windows Vista
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: