Início > Virtualização > NT4.0 Server no Hyper-V

NT4.0 Server no Hyper-V

sexta-feira, 21 nov 2008 @ 1:32 PM Deixe um comentário Go to comments

No decorrer dos últimos meses diversos profissionais vêm questionando se é possível virtualizar o Windows NT4.0 Server/Workstation usando o Hyper-V. Embora documentado no artigo KB954958, que o NT4.0 Server NÃO É SUPORTADO no Hyper-V, ou seja, não listado como suportado. Podemos sim virtualizar não apenas ele, mas também outros sistemas, desde que sejam observadas algumas questões.

Como suportabilidade não é o mesmo de compatibilidade, estarei abordando no decorrer do deste artigo informações com relação a processador e interface de rede.

Primeiramente, ao criar a máquina virtual, deverão ser usadas as configurações padrões. Depois de criada, deverá ser mantida a controladora de disco IDE, e o processador da máquina virtual deverá ser ajustado para limitar as funcionalidades. Portanto, marque a opção “Limit processor funcionality”.

No Hyper-V, quando uma máquina virtual é criada e configurada para uma rede virtual, estamos simplesmente usando um adaptador de rede virtual. Temos dois tipos de adaptadores disponíveis no Hyper-V: um seria o Legacy Network Adapter (emulado) e outro o Network Adapter (sintético).

No caso do NT4.0 Server, os Integration Components não podem ser instalados. Portanto, deverá ser usado um Legacy Network Adapter, já que o Network Adapter não poderá ser utilizado. Dessa forma, durante a instalação será detectado uma interface de rede emulada DEC PCI Fast Ethernet DECchip 21140, onde haverá normalmente a opção de instalar e configura esta interface.

O resto da instalação se dará normalmente. Quando finalizar a instalação, é importante aplicar o Service Pack 6a, o Roll-up Packge e demais correções disponíveis para o produto.

Como os componentes de instalação não são compatíveis para instalação no NT4.0 Server, não haverá suporte a serviços como: operation system shutdown, time synchronization, data exchange, hearbeat e backup usando o Volume Shadow Copy.

Com relação à estabilidade do sistema, é importante validar algumas experiências com o Virtual Server 2005 consultando a base de conhecimento. No geral recomendo validar os ajustes nas chaves de registro abaixo de acordo com o seu ambiente e aplicação:

UseWriteBehind – Desativa a otimização write-behind para gravação de arquivos.

UtilizeNTCaching – Desativa o cache do conteúdo de arquivos. Este parâmetro é definido apenas para garantir que todos os dados sejam gravados imediatamente em disco depois da escrita da aplicação.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Rdr\parameters
UseWriteBehind = 0, REG_DWORD

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Lanmanworkstation\parameters
UtilizeNTCaching = 0, REG_DWORD

De qualquer forma, se é uma possibilidade consolidar seu atual ambiente que se encontra com o NT4.0 Server, minha melhor recomendação é migrar para o Windows Server 2008 que possui melhores mecanismos de segurança e escalabilidade. Se ainda assim não for possível, sugiro:

  • Avaliar a necessidade, e documentar o ambiente;
  • Faça testes preliminares com a relação à estabilidade no ambiente virtualizado;
  • Verifique o log de eventos quanto a quaisquer problemas;
  • Solucione as questões encontradas, e testes novamente e teste, teste, teste…

E, lembrando novamente o produto NT4.0 NÃO É SUPORTADO, mesmo em ambiente virtualizado. Para dúvidas, verifique o Microsoft Support Lifecycle, e os artigos: KB944987 e KB897615.

Boa Sorte!!!

Jonildo Santos
MCT/MCITP

Categorias:Virtualização
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: