Início > Virtualização > Ferramenta para Converter Windows Image para Virtual Hard Disk

Ferramenta para Converter Windows Image para Virtual Hard Disk

segunda-feira, 16 mar 2009 @ 3:31 PM Deixe um comentário Go to comments

  http://images.video.msn.com/flash/soapbox1_1.swf?id=cek7ii2f&c=v&v=fe41ef64-47bc-4f13-9f06-abc8884a3758&ifs=true&fr=msnvideo&mkt=en-US Uma ferramenta que esta em beta e que vale apena conferir é o script para converter de Windows Image para Virtual Hard Disk (WIM2VHD – Windows(R) Image to Virtual Hard Disk). Este script, que trabalha em linha de comando, permite converter uma imagem WIM para VHD de pré-instalação do Windows 7/Windows Server 2008 R2.

Esta ferramenta, que esta no build 6.1.7033.1, necessita do AIK (Kit de Instalação Automatizada do Windows) e o script estarem rodando sobre Windows 7/Windows Server 2008 R2/Windows Server 2008 com Hyper-V, onde criará uma imagem VHD que inicia diretamente para um Out Of Box Experience (OOBE), ou seja, para o primeiro uso e customização do sistema operacional, que ainda podendo ser automatizado usando unattend.xml file, teremos diversas possibilidades. Imagens convertidas pelo WIM2VHD poderão ser usada com o Virtual PC 2007, Virtual Server, Microsoft Hyper-V e Windows 7 com o nova funcionalidade VHD-Boot.

Exemplo: Com a ferramenta WIM2VHD converti o arquivo install.wim da instalação do Windows 7 build 7057 de 32 bits para um VHD que posteriormente iniciei usando o Virtual PC 2007. Durante o processo de inicialização o OOBE realizou as devidas configurações iniciais do Windows 7. Segue abaixo a linha de comando para converter a imagem do Windows 7 Ultimate para o VHD com nome Win7-build-7057-Ultimate.vhd:

cscript wim2vhd.wsf /wim:E:\sources\install.wim /sku:ULTIMATE /vhd:D:\Win7-Ultimate.vhd /disktype:fixed /size:12288

O vídeo acima, hospedado no soapbox, demonstra o funcionamento da ferramenta e como poderá realizar uma rápida distribuição de imagens.

Jonildo Santos
MCT/MCITP

Categorias:Virtualização
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: