Início > Virtualização > Microsoft e Red Hat terá Suporte Técnico Cooperativo para Virtualização

Microsoft e Red Hat terá Suporte Técnico Cooperativo para Virtualização

segunda-feira, 23 mar 2009 @ 2:30 AM Deixe um comentário Go to comments

Em muitas das minhas palestras no ano passado, muitos profissionais questionavam quanto ao Hyper-V suportar Linux como sistema operacional virtualizado. E, em todas as repostas era: “Sim! Suporta SUSE Linux Enterprise 10 com SP1/2”; Os usuários novamente perguntavam: E, quanto ao Red Hat Entreprise Linux? É suportado no Hyper-V? E, em todas as repostas era: “Não neste momento”.

Desde o quase 1 ano de lançamento do Hyper-V, e caminhando para a versão 2, havia uma barreira, que não era relacionado ao produto, onde não havia o suporte do RHEL como uma máquina virtual no Windows Server 2008 Hyper-V e Hyper-V Server 2008. Entretanto, com a assinatura de um acordo, a Microsoft Corp. e a Red Hat, Inc. deram o primeiro grande passo de interoperabilidade neste sentido.

Com o recente acordo a Microsoft e a Red Hat vão testar e validar/certificar seus sistemas operacionais rodando no hypervisors um do outro. Dessa forma, os seus clientes receberam suporte para rodar Windows Server em Red Hat Enterprise virtualization, e para rodar Red Hat Enterprise Linux dentro de Windows Server 2008 Hyper-V ou Hyper-V Server 2008.

Como base no acordo, temos os principais pontos abaixo:

  • Red Hat irá validar o Windows 2000 Server SP4, Windows Server 2003 SP2 e Windows Server 2008 como guest em sua tecnologia de virtualização.
  • Microsoft irá validar o Red Hat Enterprise Linux 5.2 e 5.3 (x86 e x64) como guest no Windows Server 2008 Hyper-V e Microsoft Hyper-V Server 2008.
  • Quando as empresas finalizarem os testes, seus clientes iram receber suporte técnico cooperativo para:
    • Rodar o sistema operacional Windows Server no Red Hat Enterprise virtualization, e rodar Red Hat Enterprise Linux no Windows Server 2008 Hyper-V.
    • Futuras versões de seus produtos estão previstas no acordo.
    • O acordo não contém patente ou licenciamento de componentes.

Portanto, a Microsoft estará listada no Red Hat Hardware Certification List como também a Red Hat proverá WHQL drivers para as diversas versões do Windows Server. Já a Microsoft, irá disponibilizar o Linux Integration Components para RHEL quando os testes e validação forem finalizados.

E, melhor de tudo, é que não teremos um ambiente virtualizado sem gerenciamento já que a próxima versão do System Center Operations Manager 2007 R2 incluirá suporte para outras plataformas inclusive a RHEL.

Hoje posso afirmar com toda convicção que: teremos todas estas novidades disponíveis no segundo e terceiro trimestre deste ano, e será muito bem-vindo!!!

Jonildo Santos
MCT/MCITP

Categorias:Virtualização
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: