Início > Virtualização > Teste Drive do Windows XP Mode (XPM) para Windows 7 Release Candidate

Teste Drive do Windows XP Mode (XPM) para Windows 7 Release Candidate

terça-feira, 5 maio 2009 @ 2:50 PM Deixe um comentário Go to comments

Hoje, além de estar disponível para download o Windows 7 Realease Candidate, também está disponível o novo produto de virtualização para desktops, o Windows Virtual PC Beta. Ele é um recurso do Windows 7 Professional, Windows 7 Enterprise e Windows 7 Ultimate, com a capacidade de rodar múltiplos ambientes como Windows XP Mode em um desktop Windows 7.

Se observarmos a imagem ao lado, pode-se pensar que é uma brincadeira sem graça esta rodando o Internet Explorer 6 no Windows 7, ou estar usando o recurso RemoteApp do Terminal Service do Windows Server 2008. Pois, não é.

O produto consiste de duas partes, primeiramente o Windows Virtual PC onde é instalado o Windows XP SP3, Windows Vista SP1 e Windows 7 em um ambiente virtualizado como na ultima versão do Virtual PC 2007. Depois de instalado será possível facilmente instalar e rodar as máquinas virtuais.

Na segunda parte que é há de mais fantástico. Temos o Windows XP Mode ou XPM que é um recurso opcional para usuários Windows 7 Professional, Entreprise e Ultimate, onde será possível ter um ambiente onde os usuários possam rodar, de forma transparente, suas aplicações diretamente do desktop. Esta aplicação que estará instalada na máquina virtual estará disponível no menu iniciar para o usuário.

O recurso XPM usa alguns recursos do RDP (6.1+) para permitir aplicações virtuais. Ou seja, Aplicações Remotas e Publicação de Aplicações.

Para publicar uma aplicação o XPM simplesmente monitora as aplicações e componentes instalados no Windows XP virtualizado. E, quando detecta uma aplicação, este componente lista o atalho desta aplicação no Menu Iniciar do Windows 7 e Virtual Applications.

Quando o usuário necessita de uma aplicação que esta dentro da máquina virtual, o usuário clica no link disponibilizado no Menu Iniciar onde será acionada a máquina virtual Windows XP onde esta a aplicação e em seguida a aplicação é executada dentro da máquina virtual e a janela da aplicação é entregue ao Windows 7 no desktop do usuário.

O produto ainda suporta, depois de instalado os componentes de integração, o redirecionamento para pastas de documentos, música e vídeo locais; e o uso de dispositivos USB como impressoras e scanners, memória flash e drives externos, câmeras digitais, SmartCards e muito mais.

Este recurso será uma excelente alternativa para quem desejar migrar de Windows XP ou Windows Vista para o Windows 7 e uma perfeita alternativa para aquela aplicação que o fabricante não codificou para Windows Vista, e excelente solução para virtualização de desktop.

Os requisitos mínimos estão abaixo, e o produto esta disponível em 32 bits e 64 bits neste link onde será necessário baixar o Windows Virtual PC e Windows XP Mode.

  • Processador de 1 GHz de 32 bits ou 64 bits;
  • Processador com AMD-VT ou Intel® VT habilitado;
  • Mínimo de 2 GB de memória;
  • Mínimo de 15 GB de espaço em disco por ambiente virtualizado.

Jonildo Santos
MCT/MCITP

Categorias:Virtualização
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: